Солярис

o convite era este:
o futuro, um grande inesperado
alguns dias de criação coletiva


por meio de um jogo, ana rüsche propôs um desafio: a invenção de uma engenhoca futuróloga. entre um chá e outro, a memória tornou-se a convidada principal. assim, pensei logo no tarô e em suas relações com a alquimia.

cosmologia compacta, num projétil: Solaris.
esse título, além de conter o sol, é também um filme de Andrej Tarkovski, baseado na ficção científica homônima, de Stanislaw Lem.


no dia 6.10, a primeira tarefa foi justamente ler o prefácio de um livro de ficção científica, de úrsula k. leguin. a autora mencionava extrapolação. isso ficou na minha cabeça, rodopiando. toda obra de arte é uma extrapolação, afinal. um mito que se condensa, se torna portátil. como um baralho do tarô. como um verso preciso ou uma frase que transborda do silêncio. pensei na rosa alquímica do yeats, em tanta coisa. e desenhei um itinerário, um projétil. o que se lança ao futuro e floresce, com as raízes mergulhadas no mito; pensei em skuld, que dividi em duas estrofes; no canto da musa afogada a criar lagos; na memória que se estende e nos conta, baixinho, de mistérios (arcanos).


começo com o Louco (zero), carta fora do baralho. persigo na Rota do Sol até entrar no Mundo (vinte e um). depois, o Louco retorna (vinte e dois), redimensionando o trajeto.


ah, sim. há dois tipos de louco: um cuja estrutura mental é tão fragmentada que pressente que pode ser a mosca ou o imperador, pode ser tudo. no entanto, ele não se constitui; logo, não chega a ser indivíduo. e existe aquele que extrapola a si mesmo. pressente que pode ser a mosca ou o imperador, então, cria uma hiper estrutura no próprio centro. torna-se a máquina lírica, a mola de todos os tempos, ainda que não fale do palanque (diria hilda hilst), mas do seu quarto ou ateliê.

pois bem, criei um microblog: http://twitter.com/maiaragouveia, e haverá surpresas interessantes por lá. muitas surpresas!

& criei um blog:
http://arosaoculta.blogspot.com/, em que você pode ler 23 poemas do Solaris.

darei notícias sobre tudo.