Criei em mim várias personalidades. Crio personalidades constantemente. Cada sonho meu é imediatamente, logo ao aparecer sonhado, encarnado numa outra pessoa, que passa a sonhá-lo, e eu não. (F. Pessoa)
Só uma grande intuição pode ser bússola nos descampados da alma; só com um sentido que usa da inteligência, mas se não assemelha a ela, embora nisto com ela se funda, se pode distinguir estas figuras de sonho na sua realidade de uma a outra. (F. Pessoa)
Triste de quem é feliz!/Vive porque a vida dura./Nada na alma lhe diz/Mais que a lição da raiz/Ter por vida a sepultura.//Eras sobre eras se somem/No tempo que em eras vem./Ser descontente é ser homem./Que as forças cegas se domem/Pela visão que a alma tem!//E assim, passados os quatro/Tempos do ser que sonhou,/A terra será teatro/Do dia claro, que no atro/Da erma noite começou. (F. Pessoa)

    Como é por dentro outra pessoa/Quem é que o saberá sonhar?/A alma de outrem é outro universo/Com que não há comunicação possível,/Com que não há verdadeiro entendimento./Nada sabemos da alma/Senão da nossa;/As dos outros são olhares,/São gestos, são palavras,/Com a suposição de qualquer semelhança/No fundo. (Fernando Pessoa, 1934)
    NAVEGAR É PRECISO. VIVER NÃO É PRECISO.